domingo, 28 de novembro de 2010

COMO CRIAR UM MONSTRO





Sabia que nós podemos criar um monstro caseiro?

Pois é, muitas vezes temos conhecimentos de barbaridades praticadas por nossos filhos e de imediato dizemos: "onde ele aprendeu isso?" ou "onde foi que eu errei?" e outras frases do tipo.

Acesse na coluna VEJA MAIS a página sobre MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS, veja o passo a passo e conheça um pouco mais sobre a necessidade de se responsabilizar o jovem por suas práticas.

Você sabe o que é ATO INFRACIONAL?



Acesse na coluna VEJA MAIS a página MEU FILHO, UM ADOLESCENTE INFRATOR! e saiba como agir e contribuir para que todos os direitos envolvidos (do seu filho e da sociedade) sejam assegurados. 

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Comarca de Sousa inicia mais um CURSO PREPARATÓRIO PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO

Começou nesta última segunda-feira (22/11/2010) mais um curso de formação para pessoas interessadas em adotar e que requereram habilitação na Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Sousa.

O curso, que é obrigatório em decorrência da Lei nº 12.010/2009, está sendo realizado nas dependências do Fórum José Mariz e em seu primeiro módulo tratou do tema "Família e Acolhimento", cuja palestra foi ministrada pelo Pe. Milton Alexandre. Num segundo momento, foram realizadas dinâmicas de grupo com o objetivo de provocar uma reflexão sobre as escolhas e expectativas de cada participante na busca pela maternidade/paternidade adotiva.





Sob a coordenação da Vara da Infância e da Juventude, o curso terá seu segundo módulo no dia 29 de novembro (segunda-feira), a partir das 14 horas, nas dependências do Fórum de Sousa, quando serão abordados os aspectos legais da adoção, com palestra da Juíza Maria dos Remédios P Pedrosa Sarmento.

Seguindo a programação, um terceiro módulo será ministrado no dia 06 de dezembro de 2010, com a participação do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Sousa - GEAD. Por fim, no dia 24 de janeiro de 2010 haverá a solenidade de encerramento, em clima de muita festa!

Seja você também nosso convidado!

Maiores informações com a Equipe Interprofissional da Vara da Infância e da Juventude, através dos telefones (83) 3522.6601 e 3522.6603 ou e-mail: equipeinterdisciplinar@tjpb.jus.br.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

REDE DE ATENDIMENTO LOCAL E TRÂNSITO - Uma parceria que dá certo!

A rede local de proteção aos direitos das crianças e adolescentes vem se reunindo no propósito de se fortalecer e conhecer cada vez mais os órgãos e entidades que a integram. Neste mês de novembro foi firmada parceria com o Ministério Público, no sentido de trabalhar a proteção da criança e do adolescente no trânsito.



Coube à rede local o papel de desenvolver o projeto de educação para o trânsito, considerando a situação de extrema vulnerabilidade verificada nas ruas da cidade.

Na tarde do dia 24 de novembro de 2010, na sede do Ministério Público, estiveram presentes os representantes dos órgãos que passaram a integrar a comissão especial de educação para o trânsito, oportunidade em que se procedeu a avaliação das ações já realizadas nos vários setores. Em seguida, foram discutidas as propostas para o enfrentamento da problemática a partir da abordagem educacional.

Dentre as decisões, destaca-se a necessidade de formação de um grupo permanente de educação para o trânsito com atuação nas escolas, a articulação com a Polícia Rodoviária Federal e Auto Escolas, dentre outras.




A conselheira tutelar Maria de Fátima Garrido tem a responsabilidade de elaborar o projeto que irá fundamentar  as ações.

Estiveram presentes o Juizado da Infância e da Juventude, a Curadoria da Infância e da Juventude, a Curadoria do Cidadão, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, Polícia Militar, STTrans, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Imprensa local e representação das escolas privadas.